1º. SIMPÓSIO DE GRANITO DE MONDIM DE BASTO

MONDIM DE BASTO

A 1ª. edição da Bienal do Granito de Mondim de Basto teve como objetivo, a valorização do Granito Amarelo, através de novas abordagens e propostas criativas tendo por base este importante recurso local. Nesse sentido, foram convidados um conjunto de profissionais, estudantes e artistas, a visitarem o território, e contactarem diretamente, não só com a cadeia de exploração e produção associada ao granito, mas também a cultura, a história e as gentes de Mondim de Basto.

O 1º. Simpósio de Granito de Mondim de Basto (1º. SGMB) foi uma das iniciativas desenvolvidas no âmbito da Bienal, e trouxe até nós um grupo de alunos e professores da FBAUP. Em residência, e de encontro aos objetivos propostos, o grupo teve oportunidade de explorar, conhecer e contactar com Mondim de Basto, absorvendo informação e experiências que se revelam nas propostas e obras apresentadas.

Os trabalhos apresentados, com alguns a integrarem o espaço público da Vila, vão além de meras obras que têm por base a matéria-prima local – o Granito Amarelo – e são uma verdadeira manifestação de um grupo fabuloso, que desta forma partilha a sua visão sustentada, da cultura, património, conflitos e valores do nosso Concelho.

O 1º. SGMB revelou-se uma excelente iniciativa no âmbito da 1ª. Bienal, com marcas que perdurarão no nosso Concelho, ao mesmo tempo que ganhou um verdadeiro grupo de embaixadores do património e cultura de Mondim de Basto.

A todos os alunos e aos coordenadores Norberto Jorge e Rui Ferro o meu muito obrigado. Verdadeiramente Mondim tem agora um pouco de todos vós. Na mesma medida, acredito, que levam muito de Mondim também.  

Paulo Mota 

Vereador da Câmara Municipal de Mondim de Basto

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now